Parentes de Marielle e Anderson desabam no choro após condenação de assassinos

A família de Marielle Franco vivenciou momentos de profunda emoção na leitura da sentença dos réus Ronnie Lessa e Élcio Queiroz.

Emoção após a leitura da sentença que condenou Lessa e Queiroz por assassinar Marielle Franco e o motorista Anderson | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A família de Marielle Franco vivenciou momentos de profunda emoção na leitura da sentença dos réus Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, responsáveis pelas mortes da vereadora e do motorista Anderson Gomes, na noite desta quinta-feira (31). O evento, marcado por lágrimas e abraços, contou com a presença de familiares próximos, incluindo o pai, mãe, irmã e filha de Marielle, além de amigos e aliados políticos como Marcelo Freixo e Mônica Benício.

Durante a leitura da sentença, a família se mostrou abalada. A esposa de Anderson, Ágatha Arnaus, foi consolada por uma amiga, enquanto Mônica Benício tentava controlar as lágrimas. Ao deixar o tribunal, os familiares expressaram seus sentimentos à imprensa.

"Hoje é um dia que eu vou abraçar o Arthur mais orgulhosa. É um orgulho a gente não ter desistido. Eu tô orgulhosa da gente também, foi aos trancos e barrancos", disse Ágatha.

A filha de Marielle, Luyara Franco, destacou: "A nossa coragem trouxe a gente até aqui. É um dia muito difícil. Eu tenho certeza que nenhum de nós queríamos estar aqui. A Agatha queria o Anderson aqui, eu queria minha mãe aqui. Mas com certeza o dia de hoje entra para a história e para a democracia desse país. A gente tem muitos passos pela frente ainda nesse caso como um todo, mas hoje com certeza é o primeiro passo por eles e a gente vai seguir lutando".

Antônio, o pai de Marielle, afirmou que a luta pela justiça continua. "Mas isso não acaba aqui. Não acaba aqui porque tem mandantes. E agora a pergunta que nós vamos fazer é: ‘Quando serão condenados os mandantes?’ Porque aquele choro que eles exibem nas suas oitivas, pra mim, não é um choro sincero. O choro sincero foi o nosso, porque nós perdemos a nossa filha, a Agatha perdeu o Anderson e a Mônica perdeu a Marielle", emenda o pai.

O QUE FAMÍLIA DISSE SOBRE OS CONDENADOS

Luyara comentou como foi difícil acompanhar o depoimento dos réus. Ela passou mal no dia anterior. 

"Na fala deles tem uma frieza, como se fosse muito tranquilo e fácil acabar com a vida de uma pessoa. É muito difícil a gente não ver nenhum arrependimento, mas tenho orgulho da gente não ter desistido, como disse a Ágatha", continua Luyara.

O pai de Marielle disse que não acredita no arrependimento dos réus.

"Esse choro nosso foi um choro sincero, naqueles eu não acredito, não vou acreditar nunca. ‘Ah, eu quero pedir perdão porque estou arrependido’. O perdão, nós podemos até dar o perdão pra eles, mas eles não estão arrependidos. A Marielle não vai voltar, o Anderson não vai voltar, esse vazio nós vamos ter eternamente na nossa vida enquanto nós tivermos", conclui.

JUSTIÇA E CONDENAÇÃO

Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de reclusão, enquanto Élcio Queiroz foi condenado a 59 anos e 8 meses.Ronnie e Élcio foram enquadrados nos seguintes crimes:

  • duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima)
  • tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle que sobreviveu ao atentado e prestou depoimento nesta quarta-feira.
  • receptação do Cobalt prata, clonado, que foi usado no crime

Com informações do g1

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES