Parnaíba não faz mais parte do Consórcio Regional de Desenvolvimento da Planície Litorânea – COREDEPI . A Câmara Municipal aprovou um projeto de lei, encaminhado pela Prefeitura, que que exclui o município do consórcio formado por 11 cidades.
O consórcio existe desde 2013 e foi criado pelo ex-prefeito Florentino Neto para fazer o tratamento dos resíduos sólidos. No entanto, na atual gestão do prefeito Mão Santa, a associação pouco atuava.
Os 11 municípios da Planície somam cerca de 400 mil habitantes , o que unia forças para pleitear recursos federais, a exemplo do financiamento do Ministério da Saúde para o tratamento oncológico.
O vereador Ricardo Veras ( PSD ) votou contra a retirada. Para ele, a exclusão do município vai dificultar a aquisição de mais recursos. “O consórcio é um instrumento para aqueles gestores que tem criatividade , competência e técnicos qualificados para utilizá-lo para conquistar mais recursos e estruturas que possam minimizar os problemas. Lamento enquanto vereador a retirada sem uma justificativa do atual prefeito”, destaca o vereador.