O Parque Lagoas do Norte, localizado no bairro Matadouro, Zona Norte de Teresina, possui uma estrutura linear em 7 km de extensão e uma peculiaridade: ele é aberto, sem grades. No entanto, tem sido alvo de uma constante criminalidade. Já foram registrados 57 boletins de ocorrência desde o ano de 2014. Além disso, só este ano, foram mais de 10 ocorrências. Vale ressaltar que o parque tem um Batalhão da Polícia Militar e sistema de videomonitoramento que auxilia na segurança da região, mas não tem sido suficiente para garantir a segurança e a estrutura preservada.
Diante da situação, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, confirmou na manhã da sexta-feira que o Parque será cercado. Esse olhar de reforço de segurança com a implantação de grades é resultado de experiências dos locais de lazer utilizado pelo teresinense, como Parque da Cidadania, localizado no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa e Parque; Parentão, na zona Sul de Teresina.
“Lagoas do Norte é um parque aberto e tem sido vítima de depredação. A rede elétrica de lá já foi depredada 51 vezes e é necessário que a gente use o conhecimento dos outros parques também”, contou o prefeito.
Ele afirma que a grade será “bonita e delicada” e não vai interferir na beleza, somente garantir a segurança e intensificar a presença da Guarda Municipal e a parceria da Polícia Militar.
“A prefeitura tem buscado um diálogo com a Secretaria de Segurança para resolver isso. Temos, sim, um projeto de segurança em andamento na zona Norte, avançando para Santa Maria da Codipi, em parceria com a Polícia Militar”, contou o prefeito
A área da segurança terá um reforço. O prefeito de Teresina pretende enviar, no próximo ano, para a Câmara dos Vereadores, o projeto de criação da primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Firmino relata que o grupo de trabalho vai analisar o exemplo de outras capitais que possuem Secretarias nessa área.
“Na quinta-feira havíamos colocado o trabalho de participação do coronel Edvaldo Marques, do coronel John Feitosa, do delegado Samuel Silveira (secretário de Assistência Social e Cidadania) e do Luciano Nunes. Esses quatro ficaram encarregados de fazer um estudo das várias Secretarias de Segurança no Brasil afora", disse.
A ideia é que, ainda no primeiro trimestre de 2020, já tenha uma proposta fechada para enviar para a Câmara Municipal dos Vereadores.