Nesta segunda-feira (19), primeiro dia útil de operação do Inthegra, novo sistema de integração do transporte público de Teresina, a população reclama da demora e ônibus lotados nas linhas que estão operando nos Terminais de Integração do Parque Piauí e Bela Vista, na zona sul, e no Terminal de Integração Itararé, zona sudeste da cidade.
Outra dificuldade está com relação a nova nomenclatura, as modificações indicam se a linha é alimentadora (que vem do bairro para o terminal), troncal (que vai do terminal para o centro) ou interterminal (que faz ligação entre terminais de integração em zonas distintas). Exemplo disso é a linha A731. A letra A indica que a linha é alimentadora, ou seja, sai do bairro para o terminal. O número 7 indica o número do terminal de origem/destino. E os dois últimos números identificam a linha, no caso é a linha que sai do bairro Bela Vista, na zona sul.
Fotos e vídeos enviados para a redação do Portal Meio Norte mostram longas filas nas estações e ônibus superlotados no primeiro dia de funcionamento do Integra, além da demora entre uma condução e outra. Alguns usuários afirmam ter esperado cerca de uma hora para conseguir um ônibus. A população reclama da dificuldade para se adequar ao sistema e pede maior assistência.
Segundo o Diretor de Transportes Públicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Francisco Nogueira, os terminais e estações de embarque e desembarque receberam sinalização informativa. “Foram instaladas, por exemplo, faixas adesivas reflexivas nas portas das estações e avisos para as pessoas permaneceram no local com segurança”, acrescentou.
Além da sinalização, a superintendência implantou ao longo dos corredores semáforos com botoeiras sonoras para garantir a travessia segurança para os pedestres. Nogueira ressalta que o novo sistema é novidade para todos os usuários, por isso é necessário que todos tenham a atenção redobrada para evitar incidentes. “Precisamos estar atentos à sinalização, pois ela foi colocada exatamente para proteger as pessoas”, complementou.