Foram presos em flagrante nesta terça-feira (4), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, quatro passageiros que estavam com 30 celualres escondidos, atados aos corpos deles.
Eram 30 celulares Iphone 7 e Iphone 7 Plus, de diversas cores e alta capacidade de armazenamento avaliados em R$ 100 mil.
A acusação dos quatro é pela prática dos crimes de descaminho e formação de quadrilha. Eles embarcaram em Miami no voo da American Airlines AA 905 rumo ao Rio de Janeiro.
A investigação começou com um trabalho de inteligência e gerenciamento de risco. A equipe da Alfândega monitorou um viajante por duas semanas e, após acompanhá-lo na área das esteiras de bagagem, identificou mais três envolvidos na tentativa de burlar a fiscalização.
Cada viajante levava apenas uma mala, onde estavam caixas com fones de ouvido, cabos e carregadores. Após a abordagem e a entrevista, os suspeitos foram revistados e os aparelhos foram encontrados.
Agora os aparelhos serão levados para o processo de perdimento. Ao fim dele será decido qual o destino deles. Se forem falsos, serão destruídos. Sendo verdadeiros, eles podem ser ou leiloados, ou doados, ou até mesmo incorporados ao trabalho da Receita Federal.