Um avião da Latam precisou abortar viagem e retornar a Brasília na manhã desta quinta-feira (7) depois de o piloto relatar, logo após a decolagem, que o avião foi atingido por um pássaro no motor – chamado popularmente de turbina. O voo 3711 iria da capital federal para Congonhas, em São Paulo. No entanto, cerca de 30 minutos após a decolagem, o piloto fez meia-volta.
Entre o momento da decolagem e do pouso, o piloto ficou sobrevoando o espaço aéreo de Brasília – uma manobra para “gastar” o combustível e evitar um risco de incêndio na hora da aterrissagem.
Depois disso, conseguiu autorização para retornar ao Aeroporto JK. O piloto parou o avião logo em seguida. A aeronave então foi rebocada para o pátio.
Os passageiros foram avisados que teriam de desembarcar. Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a aeronave decolou às 7h23 e retornou às 7h50.
"O avião pousou com segurança. Equipes de solo da Inframerica, deram todo o suporte para a companhia aérea. Não houve pedido de emergência."