O pastor Osório José Lopes Júnior, foi preso na tarde desta quinta-feira (21), no sul do Tocantins. De acordo com a Polícia Civil Distrito Federal , Osório foi localizado na cidade de Sucupira. Ele era procurado por ser um dos alvos de um esquema de golpes financeiros que enganou mais de 50 mil vítimas no Brasil e no exterior.
A Operação Falso Profeta, foi deflagrada nesta quarta-feira (21), ela investiga o esquema que aplicava golpes usando a teoria da conspiração conhecida como "Nesara Gesara". Os suspeitos prometiam lucros exorbitantes com valores na casa do "um octilhão". Desde a deflagração o pastor havia sido considerado foragido.
Osório acumula diversas acusações por parte das vítimas, elas apontam que teriam feito depósitos na conta do pastor logo após a promessa de receberem como retorno os ditos valores milionários. O número de vítimas chega a 50 mil tanto no Brasil quanto no exterior, os crimes eram praticados por vários pastores.
Ao todo o grupo conta com 200 integrantes, incluindo pastores. A Manipulação acontecia dentro das igrejas, os fiéis eram incentivados a investir em operações financeiras inexistentes ou projetos de ações humanitárias falsas. Eles prometiam retorno imediato e em valores estratosféricos.
Vale pontuar que em 2018, Osório foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás e em seguida preso onde teve a liberdade concedida. Na época, investigações apontaram que o pastor havia aplicado um golpe de R$ 15 milhões em fiéis de Goianésia (GO).