Este ano, o Brasil comemora 200 anos de independência. Seguindo seu compromisso de proporcionar ao público conteúdo televisivo de qualidade e agregado ao conhecimento, a TV Meio Norte exibe no domingo (13), a partir das 16h30, o especial Bicentenário da Independência.
'É um momento de resgatar essas lindas e grandiosas histórias através da Rede Meio Norte', ressaltou o empresário Paulo Guimarães.
A programação vai contar a história de sete cidades portuguesas homônimas de municípios do Piauí. A história de Amarante, Batalha, Campo Maior, Jerumenha, Oeiras, Porto e Valença será apresentada sob um olhar sensível e curioso.
Cinthia Lages, jornalista e apresentadora do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), foi até o país europeu para mostrar aos telespectadores as particularidades das cidades portuguesas que também “existem” no Piauí.
Nas redes sociais, Cinthia anunciou a finalização das gravações em Portugal e compartilhou sua empolgação com o resultado do trabalho. “Quero poder contar histórias que ouvi, de lugares por onde passei e da gente que conheci. Esse Portugal grandioso, que o mundo escolhe como lar foi a nossa casa nos últimos 20 dias. Muito aprendi, muito vivi e muito chorei de emoção”, escreveu.
Em pontos importantes, os repórteres Helder Felipe e Felipe Reis exploram os municípios piauienses que carregam histórias fascinantes. Paralelo a isso, ao vivo, a TV Meio Norte também transmite as solenidades alusivas à Batalha do Jenipapo na cidade de Campo Maior, um dos embates mais importantes na luta pela independência do Brasil.
No monumento Heróis do Jenipapo, às 16h30, será a solenidade híbrida Cívico Militar com desfile militar, peça teatral “A Batalha do Jenipapo” e outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença.
“O projeto Bicentenário da Independência é uma comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. Vamos passar pela relevância da Batalha do Jenipapo e sua importância para a independência do Brasil. Também vamos mostrar, com a jornalista Cinthia Lages, a relação entre Brasil e Portugal de uma forma diferente”, explicou o diretor de Jornalismo da TV Meio Norte, Marcos Monturil.