A Prefeitura Municipal de Pedro II decretou, na última quinta-feira (23), situação de emergência em razão das fortes chuvas que afetaram o município e as constantes enxurradas nas zonas urbana e rural.
O município está sob alerta amarelo devido ao grande volume de chuvas previsto pelo Instituto de Metrologia do Piauí e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Segundo a prefeita Betinha Brandão, as chuvas causaram prejuízos e danos a várias comunidades. Ela ainda enfatiza que a prefeitura dará auxílio necessário às famílias.
“Assinei decreto declarando situação de emergência em Pedro II em decorrência das fortes chuvas dos últimos dias, que causaram danos a várias comunidades. Com apoio da Defesa Civil, vamos prestar todo o auxílio necessário às famílias afetadas. Vamos cuidar de todos”, disse a prefeita.
O município de Pedro II sofre com enxurradas desde mês de fevereiro, ocasionando corte de estradas, ruas e isolando comunidades rurais, despejos e prejuízos para os munícipes. A situação também já causou descontinuidade de alguns serviços públicos, como transporte escolares, serviços de atenção à saúde e de assistência social.
“Essas famílias têm sofrido as consequências das fortes chuvas, com a necessidade de deslocamento em estradas na zona rural, bem como de assistência por parte das secretarias municipais em ações de assistência social, educação, saúde e infraestrutura”, relata Marcelo Benigno, coordenador da Defesa Civil.
De acordo com a prefeitura, as regiões que oferecem risco ficarão interditadas enquanto durar o estado de calamidade pública. A Defesa Civil, em conjunto com a Guarda Municipal e Strans estarão em supervisão para manter a segurança e auxílio à população.
CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Pedro II, através da Defesa Civil, Superintendência de Trânsito - STRANS, Guarda Civil Municipal e demais secretarias da área, alerta a população em geral, visitantes e turistas para não saírem de casa para atividades ou passeios turísticos, principalmente em locais de risco com fortes corredeiras de água, como açudes, lagos, lagoas, riachos, rios, cachoeiras.
O município de Pedro está sob alerta amarelo do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), como área de risco devido ao grande volume de chuvas.
Essas regiões deverão ficar interditadas enquanto perdurar o período de risco às pessoas e o estado de calamidade pública.