Imagine-se na pele de uma dona de casa de 61 anos, cheia de disposição, que a qualquer momento pode perder a visão. Rosilene Maria Gomes da Silva tem diabetes e aguardava na fila do SUS desde 2019 para realizar uma cirurgia nos olhos, mas devido a pandemia de Covid-19, o procedimento foi cancelado. Com o agravamento da doença, os familiares da dona de casa pedem ajuda para realização da operação através de uma vaquinha online.
Problemas de alteração na visão são muito delicados e requer urgência. O diagnóstico médico constatou que a paciente já não enxerga como antes. Com a voz embargada, Ferdinan Gomes relata que a mãe sofre com a saúde abalada.
"Desde 2019 já colocamos vários encaminhamentos pelo SUS e até agora nada. Ela faz hemodiálise, tem problemas de diabetes e toma insulina. Ela só sai acompanhada e até dentro de casa ela esbarra nos móveis porque não enxerga quase nada. Cada dia ela piora”, descreveu o filho.
A família afirma que não possui os recursos para realização da intervenção. A idosa recebe um pequeno auxílio doença por conta que não pode mais trabalhar. “Já pagamos duas consultas particulares, mas o dinheiro dela que é pouco é para a compra dos remédios e alimentação. Estamos sem condição de fazer essa cirurgia”, explicou Ferdinan. No entanto, a evolução da doença não permite que dona Rosa espere tanto. "Cremos que Deus vai dar essa benção para minha mãe”, acredita o filho.
Os familiares estão promovendo uma vaquinha online, com o intuito de arrecadar R$ 3 mil reais. Toda a renda será revertida para que família possa conseguir fazer os exames (oftalmológicos e de cardiologia) e custear a operação em cada olho. Os interessados em ajudar podem acessar a vaquinha ou ainda doar pela Agência: 4708-2- Conta: 27.762-2. Ferdinan Gomes Ferreira - Banco do Brasil.