O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (4) um alerta de "Perigo" para chuvas intensas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Além disso, foi emitido um alerta de "Perigo Potencial" abrangendo 20 estados e o Distrito Federal. Apesar da intensificação das chuvas desde o fim de semana, não há registros de alertas graves para alagamentos ou grandes volumes de precipitação, exceto na região litorânea de São Paulo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma extensa faixa que se estende do Norte ao Sul do país permanece em alerta devido ao "Perigo Potencial" de chuvas fortes. Os estados afetados incluem Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Goiás, Paraná e pequenas áreas do interior de Pernambuco, além do Distrito Federal. A previsão é de chuvas de até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h.
ALERTA LARANJA
O alerta de "Perigo", identificado pela cor laranja, foi emitido para os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O aviso prevê chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos fortes de 60 a 100 km/h, além de riscos de queda de granizo, danos em plantações, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e alagamentos.
Além das chuvas, as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste devem apresentar queda nesta quarta-feira (4). Após dias de calor extremo, as máximas devem atingir cerca de 30°C ou ficar abaixo dessa marca nas áreas sob alerta.
SÃO PAULO EM ATENÇÃO
A frente fria que avança pelo litoral trouxe fortes chuvas ao Sudeste e Centro-Oeste nesta terça-feira (3), com previsão de intensificação nesta quarta-feira (4), especialmente do litoral norte de São Paulo ao Rio de Janeiro.
O Cemaden emitiu alerta de alto risco geológico e hidrológico para essas áreas, devido à previsão de chuvas entre 50 e 100 mm/dia e solo encharcado, aumentando o risco de deslizamentos, alagamentos e enchentes. Em Ubatuba, a expectativa é de 113,8 mm de chuva, enquanto São Sebastião pode registrar até 87,2 mm, com pancadas intensas ao longo do dia.
O Cemaden alertou para risco moderado de deslizamentos em áreas como a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, norte fluminense, zona da mata mineira e sul do Espírito Santo.
Em São Paulo, o CGE prevê tempo instável nesta quarta-feira (4), com chuvas intermitentes, mínima de 17°C e máxima de 20°C. No centro-norte paulista, as chuvas serão menores, entre 20 mm e 25 mm, com máximas de até 26°C.
Com o enfraquecimento da frente fria, a chuva diminuirá à noite, e quinta-feira (5) começa com nebulosidade, mínima de 17°C e máxima de 24°C. Na sexta-feira (6), os termômetros podem chegar a 31°C, subindo para 33°C no sábado (7).