O cronograma da Secretaria de Educação (Seduc) para as atividades escolares na rede estadual de educação do Piauí segue com início do período letivo de forma remota nesta segunda-feira, 21. Neste primeiro momento, as unidades escolares poderão iniciar as aulas utilizando ferramentas e/ou plataformas digitais, além de contarem com o auxílio das aulas do Canal Educação. Entre as escolas que iniciaram as aulas na abordagem remota estão os Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Portal da Esperança e Professor Paulo Machado de Resende.
Localizada no residencial Nova Teresina, zona norte da capital, o Ceti Portal da Esperança, que oferta o Ensino Médio para 185 estudantes na modalidade de tempo integral, promoveu encontro pedagógico junto aos pais, responsáveis e os alunos para apresentação dos projetos a serem desenvolvidos no semestre letivo, segundo declarou a gestora declarou a gestora escolar Socorro Magalhães.
"Entre os projetos destaques para o início do ano letivo estão os trabalhos envolvendo aulas de astronomia, "Meu Universo sustentável", Empreendedorismo e os cursos de iniciação na área de informática como web designer e designer gráfico, este em parceria com a comunidade escolar", explicou.
Os estudantes do Ceti Prof. Paulo Machado, situado no Residencial Wilson Martins Filho, Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, também iniciaram o semestre letivo com o acolhimento no formato on-line para os 215 estudantes.
O gestor escolar, Marcos Laécio, registrou o momento de acolhida para apresentar os professores e planejamento à toda comunidade escolar. "Iniciamos as aulas remotas hoje com uma acolhida para todos os alunos, na qual foram abordados temas como novo ensino médio, regimento interno e projetos desenvolvidos na escola. Os pais também foram convidados para participar e os alunos mostraram-se muito ansiosos para o retorno", comentou.
Os estudantes assistirão às aulas por meio de plataformas, durante essa semana, até o retorno das aulas presenciais. "A partir de 3 de março retornaremos ao formato presencial seguindo todos os protocolos de segurança com força total", pontuou Marcos Laécio.
Aula presencial começa dia 3
As atividades escolares de forma presencial terão início a partir de 3 março, respeitando os critérios de segurança sanitária para estudantes, professores e demais trabalhadores. Na impossibilidade da escola iniciar de forma integralmente presencial, poderá utilizar a abordagem híbrida e em situação excepcional, desde que justificada via processo formal.
Será autorizado o funcionamento remoto, utilizando das estratégias propostas via Plano de atendimento ou via mediação tecnológica, após análise da Gerência Regional de Educação em que a escola é jurisdicionada e autorização da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da SEDUC. As medidas adotadas pelo Governo do Piauí, com bases científicas do Comitê de Operações Especiais (COE), tem o objetivo de barrar a transmissão da nova variante da COVID-19.
Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, as unidades escolares seguem nos preparativos para o retorno seguro do semestre letivo.
"Nestas últimas semanas, a Seduc está organizando preparativos para o início do período letivo de 2022 com o processo de acolhimento dos profissionais estudantes e, na sequência, a execução das atividades pedagógicas. Este ano temos a certeza que alcançaremos resultados positivos como nos anos anteriores", afirmou a gestora.