Pesquisa quer saber opinião da população sobre mobilidade urbana

A consulta pública realizada pela Prefeitura vai compor o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina com opiniões da população sobre o que é preciso melhorar na mobilidade urbana.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Prefeitura de Teresina está elaborando o plano diretor de mobilidade urbana sustentável da capital. O Plano tem as fases de diagnóstico, prognóstico e elaboração de propostas. Todo o processo deve durar doze meses. O Plano objetiva aproveitar melhor as ruas, bem como a diminuir a emissão de poluentes e do consumo de combustível.

A Prefeitura quer saber da população o que é preciso melhorar, para mudar a mobilidade urbana. E para isso vai fazer uma consulta pública, que já inicia na próxima segunda-feira, dia 09, a partir das 9h da manhã, no auditório do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (SEBRAE).

A consulta segue até o próximo dia 11 deste mês e qualquer pessoa da comunidade pode participar. A população vai poder sugerir sobre trânsito, sistema viário, transporte público viário, pedestre, ciclista, transporte rural, intermunicipal, interestadual e sustentabilidade.

O Plano está sendo desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans). De acordo com o assessor técnico da Strans, Ricardo Freitas, a população vai ter voz e vai poder melhorar o sistema de transporte da capital.

"Nós estamos querendo ouvir o sentimento da população. É claro que não se quer que as pessoas deem detalhes comuns, mas que a população ache o que em seu sentimento precisa melhorar", disse Ricardo Freitas, acrescentando que já estão sendo enviados convites para todos os segmentos sociais, instituições públicas, privadas e lideranças comunitárias.

Ele diz ainda que serão realizadas outras etapas, onde deverão ser divulgados os resultados de todas as pesquisas, audiências e consultas públicas.

Serão realizadas, ao todo, três etapas, sendo que a primeira delas inclui o diagnóstico com a realização de pesquisa domiciliar, com origem, destino de tráfego e contagem de veículos. A segunda etapa inclui uma simulação técnica, e a última etapa é a fase de elaboração do projeto.

O Plano deve ser transformado em lei e aprovado pela Câmara de Vereadores, sendo de fundamental importância a participação popular em todas as fases de elaboração do Plano. O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina deverá ser concluído em outubro de 2020.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES