Na manhã de terça-feira (20/10) a Polícia Militar de Buriti dos Lopes, a 300 quilômetros de Teresina, realizou a prisão de um homem identificado como Islan Bezerra Cerqueira, de apenas 21anos, acusado de crime ambiental.
De acordo com informações da PM, o jovem foi preso em sua própria residência, onde foram encontrados várias aves silvestres, gaiolas e inúmeras armadilhas para capturar animais. As aves seriam para comercialização.
Os pássaros foram levados para o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Islan Cerqueira responderá pela venda de pássaros, configurada como crime ambiental.
Diz o Art. 29 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) que quem mata, persegue, caça, apanha ou utiliza de espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a devida permissão, autorização ou licença da autoridade competente, ou em desacordo com o documento obtido, incorre em crime ambiental, cuja pena pode variar em detenção de seis meses a um ano e multa.
I