O vice-prefeito de Aroazes, Francisco Erismar Jorge da Costa, de 50 anos, assumiu nesta segunda-feira (10), a Prefeitura de Aroazes. Erismar Jorge passa a responder interinamente pela gestão municipal no lugar do prefeito Tomé Portela, que está afastado devido ter testado positivo para a Covid-19 e está internado em um hospital de Teresina.
Em conversa com o Portal V1, o irmão do prefeito, o empresário Manoel Filho, informou que o prefeito Tomé Portela continua internado e que seu quadro clínico vem se estabilizando.
Ele lamentou as versões infundadas criadas entorno da doença do prefeito, assim como a decisão do vice-prefeito em acionar a Justiça para assumir o cargo, visto que há leis que regulamentam a matéria.
Ele informou que no dia 24 de julho, o prefeito esteve em Aroazes para finalizar os detalhes da entrega do Centro Covid do município, quando passou mal e depois de ser atendido em Aroazes foi transferido para Teresina, onde foi internado.
Manoel Filho informou que pela Lei Orgânica, o Prefeito pode ficar fora por até 15 dias do município sem autorização da Câmara de Vereadores. “Esse prazo venceria no sábado (08), mas fomos surpreendidos com uma ação do vice-prefeito Erismar Jorge que acionou a Justiça para assumir a prefeitura antes do prazo estabelecido pela Lei Orgânica”, disse.
Ainda segundo Manoel Portela, o documento usado para embasar a ação impetrada pelo vice-prefeito Erismar Jorge (0800295-76-2020.8.18.0082) foi uma declaração assinada por quatro vereadores da oposição atestando que o prefeito estava ausente do município há mais de 15 dias, quando há registros médicos mostrando o contrário.
Manoel Portela informou que o vice-prefeito encontrará uma gestão organizada. “Tenho orgulho de dizer que hoje Aroazes tem uma gestão organizada com dinheiro em caixa, muitas obras para serem entregues e com fé em Deus ele em breve retornará a prefeitura para continuar seu grande trabalho”, informou.
Veja a declaração dos vereadores, os dados do processo e o protocolo do atendimento do prefeito em Aroazes.