O Piauí está em terceiro lugar no ranking do Nordeste entre os Estados com menor nível de desigualdade entre brancos e negros, com um índice de -0,373. O levantamento da Folha, chamado Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer), mostra os níveis de desigualdade nas regiões brasileiras entre brancos e pretos/pardos.
Em nível de Nordeste, o Piauí fica atrás na redução do nível de desigualdade social do Maranhão (1º) e Pernambuco (2º). Os Estados pontuaram -0,323 e -0,349, respectivamente. Em nível nacional, o Piauí tem a 19ª menor taxa de desigualdade, ou 9ª pior do Brasil.
O levantamento mostra que essa diferença é maior em Estados mais ricos. Nos quatro primeiros lugares em desigualdade estão São Paulo (-0,442), Amazonas (-0,421), Rio de Janeiro (-0,419) e Rio Grande do Sul (-0,406), respectivamente.
Piauí tem a menor taxa de redução da desigualdade
Em termos de evolução do Ifer, cinco Estados do Nordeste brasileiro apresentaram piora no quadro da desigualdade entre brancos e negros e encabeçam o ranking nacional. O Piauí está em primeiro lugar, com -0,065 de redução. O Estado é seguido pela Bahia (-0,039), Ceará (-0,025), Alagoas (-0,027) e Sergipe (-0,025).
Ifer educação
No Ifer educação, o Piauí aparece como 17º Estado do Brasil com o menor desigualdade. O Estado aparece, mais uma vez, na frente de territórios com maior Produto Interno Bruto (PIB), como o Rio de Janeiro e São paulo.
Ifer renda
Em termos de renda, o Piauí aparece como o Estado com a sexta maior desigualdade de renda entre brancos e pretos/pardos. O Estado está atrás de Amazonas, São Paulo, Alagoas, Tocantins e Rio de Janeiro.