Piauí será o primeiro estado a diminuir população a partir de 2032

As projeções de população são monitoradas continuamente

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Desde 1973 o IBGE produz projeções sobre a população do país, as quais têm fundamental importância para o cálculo de indicadores sociodemográficos, servindo de subsídio para a implementação de políticas públicas e a posterior avaliação de seus respectivos programas, bem como para estratégias de planejamento do setor privado. Além disso, possibilitam antecipar os desafios a serem enfrentados pela sociedade brasileira nas próximas décadas, assim como as oportunidades que surgirão em decorrência das mudanças demográficas.

Dada a importância do uso e suas consequências para o planejamento, as projeções de população são monitoradas continuamente, e passam por revisões periódicas para a incorporação de novas informações, quando são detectadas alterações nas hipóteses previstas para as componentes do crescimento demográfico, ou por mudança de metodologia. A última publicação havia sido a de 2013 e agora o IBGE publica uma revisão com base no ano de 2018, para o período 2010 – 2060, onde passaram por revisão: a população de partida da projeção; a componente fecundidade; e migração interna e internacional.

Com base na nova projeção o Piauí será a primeira unidade da federação a apresentar uma redução no total da população, já no ano de 2032. Por sua vez o Brasil como um todo, em razão de representar a média de todas as unidades da federação, apresentará  redução da população em 2048.  Apresentamos, abaixo, um gráfico que apresenta o ano em que o volume de população começará a diminuir em cada unidade da federação.

A projeção da população para o Piauí no período 2010 a 2060 aponta um conjunto de fatores que contribuem para esse fenômeno:

A) as piauienses apresentavam em 2010 uma taxa de fecundidade de 1,80 filhos por mulher que, segundo a projeção, tenderá a uma queda contínua ao longo do tempo atingindo a taxa de 1,69 no ano de 2060, tendo como consequência a redução de nascimentos;  

B)  em 2010 a esperança de vida do piauiense ao nascer era de 69,9 anos e em 2060 será de 77,03 anos. Assim, com o aumento da esperança de vida do piauiense haverá um consequente crescimento do número de idosos ao longo do tempo, bem como uma elevação do número de óbitos, o qual superará o número de nascimentos. Para termos termos uma ideia do fenômeno do envelhecimento da população, no ano de 2044 o volume da população piauiense de 65 anos ou mais de idade será superior ao volume da população menor de 15 anos;

C)  o saldo migratório (imigração menos emigração) é negativo para o estado do Piauí em todos os anos da projeção, havendo uma perda de habitantes da ordem de 15.131 habitantes em 2010 e de 10.734 habitantes em 2060.

Assim, em razão dos fatores explanados acima, a partir do ano de 2032 a taxa média geométrica de crescimento do Piauí passará a ser negativa, razão pela qual o total da população diminuirá ano a ano.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES