Piauiense consome 132 litros de água por dia

O Piauí é o segundo do Nordeste com maior consumo per capita de água

| Getty Imagens
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Piauí é o segundo do Nordeste com maior consumo per capita de água, conforme indica o levantamento 'Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto', divulgado neste mês pelo Ministério das Cidades. O indicativo revela que por dia, cada habitante do Estado consome em média 132,52 litros, enquanto a média regional é de 113,63 litros/habitante, sendo a região do país que menos consome, de modo que no Sudeste o número chega a 179,71 litros/habitante. O Rio de Janeiro, que é o líder nacional, tem registro de 249,74 l/hab diariamente, ou seja, quase o dobro do Piauí.

Getty Imagens

O Sistema de Informações em Saneamento (SNIS) tomou como base os dados consolidados de 2017, vale lembrar que este é o maior e mais importante sistema de informações do setor saneamento brasileiro. O software contém informações de caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade, sobre a prestação de serviços de água e de esgotos, bem como de manejo de resíduos sólidos urbanos. Considerando o modelo de organização dos serviços no Brasil, o SNIS é dividido em dois componentes: água e esgotos (SNIS-AE); e resíduos sólidos (SNIS-RS).

Cabe indicar que dentre os objetivos do SNIS destacam-se: planejamento e execução de políticas públicas; orientação da aplicação de recursos; conhecimento e avaliação do setor saneamento; avaliação de desempenho dos serviços; aperfeiçoamento da gestão; orientação de atividades regulatórias e de fiscalização; e exercício do controle social. Além disso, a consolidação do SNIS, desde 1995, permite a utilização dos seus indicadores como referência para comparação e como guia para medição de desempenho da prestação de serviços.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES