O projeto “Te aquieta e lê” já distribuiu gratuitamente 1.400 livros solicitados através da internet por pessoas de várias cidades do Estado. A Secult firmou parceria com os Correios, que está dando prioridade às entregas. A partir desta segunda-feira, dia 13, começam a ser distribuídos mais 400 livros já solicitados.
O projeto é uma das ações tomadas pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) durante o isolamento social, solução adotada pelos governos e recomendada pelo Ministério da Saúde, na contenção da COVID-19. Em Teresina já foram entregues mais de mil livros, e outras centenas foram enviados pelos Correios para as cidades do interior do Piauí. Os livros são enviados de acordo com a ordem de chegada das solicitações.
“O projeto já é um sucesso, e é algo tão simples, mas tão necessário nesse momento de isolamento. Estamos tendo muitos pedidos e eles não param de chegar. As pessoas também estão se interessando em doar e essa rede de solidariedade só aumenta”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
A pedagoga Bruna Vieira soube da campanha pelas redes sociais da Secult e escolheu um livro da sua área. “Achei muito interessante a ideia de receber o livro em casa. Na lista tem vários títulos, incluindo livros infantis. É uma forma de aproveitar melhor o tempo nessa quarentena” diz.
Com o aumento das doações, há milhares de livros disponíveis para distribuição. Os interessados devem acessar a lista disponível no site da Secult (www.cultura.pi.gov.br/editais), escolher até dois livros e mandar os títulos junto com seu endereço de entrega (com um ponto de referência) para o e-mail secult.ascom@secult.pi.gov.br. Os livros serão enviados sem nenhum custo.
A lista de livros possui diversos gêneros literários, desde ficção, clássicos da literatura nacional e internacional, autoajuda, contos, entre outros. Além disso, há livros jurídicos, das áreas de psicologia e história, e vários títulos de autores piauienses.