A VII edição da Picos Fest Berro, que contou com a participação de produtores de caprinos e ovinos, da região de Picos e de outros estados, movimentou a região sul do Piauí. O evento teve uma programação intensa envolvendo shows, oficinas, palestras e exposição de animais, durante seis dias no Parque de Exposição Santinho Xavier.
“No dia 30 de maio, tivemos a abertura oficial do evento, entrada dos animais em suas devidas colocações, direcionamento dos estandes e recepção do público, já no dia 31, a admissão zootécnica de todas as raças. No dia 1º de junho, o início dos julgamentos da Nordestina Dorper e White Dorper, Copa Boer, Copa Santa Inês e da feira em geral, da quinta (02) até o sábado (04), shows; oficinas importantes ministradas pelo Sebrae, envolvendo gastronomia de Caprinos e Ovinos; Mineralização aplicada nos rebanhos de ovinos e caprinos; Inseminação artificial em pequenos ruminantes e muito mais”, explica Moura Leal, um dos organizadores, acrescentando que, no domingo (05), aconteceu a entrega de premiação e saída dos animais.
Durante o evento, também foram realizadas palestras com temas variados como História e objetivos da AGROPEC Júnior; Programas de crédito para a ovinocaprinocultura no Banco do Nordeste do Brasil; Elaboração de plano de produção para a propriedade rural; Plantas forrageiras na alimentação de pequenos ruminantes; controle de pragas e outros. Além disso, a realização do I Simpósio piauiense sobre o cultivo e uso da palma forrageira no semiárido piauiense.
Marcelo Costa, secretário de Turismo, esteve presente no evento e parabeniza a organização. “Feliz com o que vi durante os dias de evento. Grande público, envolvendo produtores e turistas, não só da região piauiense, mas de outros estados do Nordeste. O Picos Fest Berro não é apenas voltado para exposição de animais, mas também para a culinária, toda parte cultural e social, demonstrado com a existência de palestras na programação, doação de alimentos. Tudo muito organizado”, frisa o gestor.
A VII edição da Picos Fest Berro foi realizada pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Picos (ASCOCAPI), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).