Um praticante de voo livre despencou do céu após ser atingido por uma tempestade que tomou conta dos céus da Baixada Santista. O acidente aconteceu na orla de São Vicente, no litoral de São Paulo, e foi registrado por um morador de um prédio. O piloto foi socorrido com ferimentos leves.
O acidente aconteceu durante a tempestade que atingiu a região na tarde de quinta-feira (7) e o vídeo foi obtido pelo G1 na manhã desta sexta-feira (8). Houve alagamentos e quedas de árvores. Rajadas de vento de até 83 km/h também foram registradas e quatro homens foram socorridos após ser atingidos por uma descarga de raio.
Nas imagens, gravadas momentos após o salto do praticante, é possível ver a aproximação da tempestade e notar o vendaval. Primeiro, o piloto tenta se estabilizar no ar, mas devido à força das rajadas, acaba sendo empurrado para o lado contrário e perde o controle da direção.
Sem saída, e com medo de cair, ele aciona o paraquedas reserva que amortece a descida. No vídeo, é possível ver o exato momento em que ele toca a Avenida Manoel da Nóbrega, sentido Centro. Carros percebem a situação e reduzem a velocidade, ligando o pisca alerta.
O G1 apurou que no momento da queda, o praticante chegou a atingir um motoqueiro que passava pelo trecho. Outros praticantes que o aguardavam na área usada para pousos o socorreram e acionaram equipes de resgate para os primeiros socorros.
Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau) da cidade, o praticante foi socorrido e levado ao Hospital Municipal da cidade, com lesões superficiais, e foi submetido a atendimento médico. Mesmo com o susto, ele passa bem. A administração não relatou se o motoqueiro se feriu.
Tempestade
Após temperaturas de 32ºC, nuvens carregadas escureceram o céu da região por volta das 15h de quinta-feira. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 4.565 raios caíram na região durante a tempestade. Pelo menos 86,5 mil imóveis ficaram sem energia elétrica, segundo a CPFL e Elektro, concessionárias que atuam na região.
Em Guarujá, quatro homens que estavam em uma marina foram resgatados conscientes depois de sentirem a descarga elétrica de um raio que atingiu uma sala onde estavam. Em Santos, uma embarcação virou em frente à Ilha Barnabé, no canal do complexo portuário. Um tripulante se salvou e foi resgatado por uma lancha. Ele passa bem.
São Vicente e Cubatão sofreram com pontos de alagamento e a queda de dezenas de árvore. Uma delas, de grande porte, caiu na altura do Km 60 da Rodovia Anchieta, e chegou a interditá-la completamente. Em Praia Grande, parte do teto do Litoral Plaza Shopping e o revestimento do Palácio das Artes também vieram abaixo. Ninguém se feriu.