Pipa gerou curto-circuito e causou apagão em São Paulo no último sábado (31)

Um curto-circuito causado por uma pipa deixou mais de 942 mil imóveis sem energia em São Paulo e Guarulhos no sábado (31).

Pipa deixou São Paulo e Guarulhos sem energia no sábado | Reprodução/GloboNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

No sábado (31), um apagão afetou 942 mil imóveis nas cidades de São Paulo e Guarulhos, na região metropolitana. Segundo a Eletrobras, a causa foi um curto-circuito provocado por uma pipa, que atingiu dois barramentos na subestação de Guarulhos. 

APAGÃO

O impacto inicial ocorreu quando o corpo da pipa causou um curto-circuito em um barramento, enquanto a rabiola, contendo alumínio, provocou o desligamento do segundo barramento, resultando no apagão.

IMPACTO EM SÃO PAULO E GUARULHOS

O incidente, que começou às 17h31, afetou 650 mil ligações na capital paulista, de acordo com a Enel Distribuição São Paulo, e 292 mil em Guarulhos, segundo a EDP. A Enel conseguiu restabelecer a energia para todos os clientes por volta das 20h, após realizar manobras remotas para minimizar os impactos. Em Guarulhos, a energia foi totalmente restabelecida às 19h37, com 37% dos clientes recebendo o serviço novamente em até 2 minutos após o incidente.

INTERRUPÇÃO

A EDP e a Enel confirmaram que o apagão foi causado por uma falha na subestação de transmissão da Eletrobras e não em seus sistemas de distribuição. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que a interrupção resultou na perda de cerca de 870 MW de carga e que a recomposição da energia foi concluída em fases, com a recuperação total das cargas ocorrendo às 19h58.

INCIDENTES COM PIPA

Segundo a Eletrobras, em 2023, a SE Guarulhos registrou cinco incidentes provocados por pipas. Segundo especialistas, uma solução para esse problema seria a construção de subestações em locais cobertos.

Com informações do g1

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES