Pix supera 206 milhões de transações em um dia e bate recorde, diz Banco Central

Nova marca foi registrado nessa sexta-feira; em 48 horas, foram realizadas mais de 400 milhões de operações pela ferramenta

Transações via PIX | Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As transações via Pix atingiram um novo marco: 206,8 milhões de operações em um único dia, conforme divulgado pelo Banco Central. Essa marca foi alcançada na sexta-feira (7), superando o recorde anterior de 201,6 milhões estabelecido em 5 de abril. Conforme o BC, durante um período de 48 horas, pela primeira vez, foram registradas mais de 400 milhões de transações por Pix, considerando o movimento até quinta-feira (6). 

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, informou a instituição em nota.

NÚMEROS GERAIS

Desde sua criação em dezembro de 2020, o Pix conquistou mais de 160 milhões de usuários, sendo 150 milhões de pessoas físicas e 14 milhões de empresas. Encerrando 2023 como o meio de pagamento mais popular pelo segundo ano consecutivo, o Pix registrou quase 42 bilhões de transações, um aumento de 75% em comparação com o ano anterior. 

Suas transações superaram as de diversas outras modalidades, incluindo cartão de crédito e débito, boleto e transferências tradicionais.

PIX AUTOMÁTICO

O Banco Central planeja lançar uma nova funcionalidade para o Pix em 28 de outubro, chamada de Pix automático. Essa ferramenta permitirá realizar pagamentos recorrentes, como mensalidades escolares ou contas de serviços públicos, utilizando o Pix. Com a autorização prévia do usuário, os valores serão debitados automaticamente da conta, sem a necessidade de autenticação a cada transação. 

O Pix Automático funcionará de forma similar ao débito automático, porém, em vez de ser incluído na fatura do cartão de crédito, os pagamentos serão feitos diretamente por transferências instantâneas. Isso significa que o consumidor não estará limitado pelo limite do cartão de crédito.  

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES