Os políciais do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM) divulgaram, na manhã desta segunda-feira (21), a identificação do assaltante, Edivan Silva, de 33 anos, morto ao tentar roubar o vereador e delegado da Polícia Civil Samuel Silveira, às 20h, na rua Miguel Said, no bairro São Cristóvão, na zona Leste de Teresina, na frente da casa de sua ex-sogra, onde tinha ido levar seus filhos.
LEIA MAIS:
Vereador Samuel Silveira é baleado após trocar tiros com bandido
Vídeo mostra momento em que Samuel Silveira troca tiros com bandido
E. S. dos S., mais conhecido como "Malinha", residia na rua João Carvalho, no bairro Planalto Ininga, na zona Leste. Ele fazia parte da quadrilha do Hugo, do bairro Miranda Dantas. Com Malinha foram encontrados um revólver calibre 38 e uma motocicleta, de placa PIC-5870, uma Honda Bros 125, de cor preta, utilizadas pelo assaltante na tentativa de assalto ao vereador Samuel Silveira.
Havia uma adulteração na placa da motocicleta, com uma fita isolante na letra I, transformando-a na letra T. Acionados via baixa frequência de rádio, os policiais do 5° BPM constataram que na rua Miguel Said, próximo a panificadora Favorito, na avenida Vilmary, aconteceu uma tentativa de assalto ao delegado da Polícia Civil Samuel Silveira. Ele reagiu ao assalto alvejando e matando o assaltante.
"O meliante alvejou o delegado Samuel Silveira, que, segundo informações dos familiares, foi socorrido ao Hospital São Paulo, passou por uma cirurgia e está fora de perigo. Malinha tombou no local da ocorrência, após percorrer uma distância de 300 metros, aproximadamente", declarou a PM.
O CPU, juntamente com a Viatura 510, isolou o local de crime, colheu as informações preliminares, que depois foram repassadas para a o delegado Hildson Rodrigues, do Departamento de Homícidios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e à Perícia Criminal, responsável por toda coleta dos vestígios e métrica do local de crime, que foi capitaneada pelo perito José Luiz Porto. Estavam no local o delegado Antonio Maria, da Central de Flagrantes e o delegado Júlio, da CORE.
Delegados da Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) também estavam presentes no local, bem como a Diretoria de Inteligência da PMPI. A pistola do delegado Samuel Silveira ficou na casa de seus familiares após ser vistoriada pelo delegado Júlio, da Core.
Estado de saúde
Samuel passou por cirurgia no hospital São Paulo após ser atingido no lado esquerdo do abdômen, próximo a virilha. Igor informou que o vereador está em recuperação pós-anestesia nesse momento e ficará em observação, mas que a equipe médica está otimista. O projétil atingiu parte do intestino.