Na manhã desta terça-feira (21), foi realizada a solenidade alusiva aos 11 anos do Comando de Polícia Comunitária e a inauguração da Galeria dos Comandantes na sede do CPCOM, localizada no bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina. O momento contou com a presença de diversas autoridades da Polícia Militar do Piauí e de outros setores.
Durante o evento, foram entregues diplomas de amigo do CPCOM e prestadas homenagens a líderes comunitários. O Comandante-Geral, Coronel PM Scheiwann Lopes, pontuou a importância do Grande Comando e parabenizou a Comandante do CPCOM, Coronel Elza Rodrigues, pelo trabalho que vem sendo realizado.
“O CPCOM é uma grande parceiro da sociedade. É uma unidade da polícia militar de proximidade com o cidadão e com a cidadã piauiense. Uma porta de entrada de informações, de intercâmbio que a polícia militar faz com a comunidade, através de duas frentes. O comando de policiamento escolar, temos a patrulha Maria da Penha, temos o Proerd, o pelotão mirim, enfim. Uma infinidade de meios que interagem com o público, ou seja, a pm próxima à sociedade. Então no aniversário do comando do policiamento comunitário, temos que dar os parabéns a coronel Elza, que é uma grande comandante que coordena todo esse trabalho social da PM junto à comunidade”, disse.
A Coronel Elza Rodrigues ressaltou a importância da Polícia Comunitária. “Hoje comemoramos 11 anos do comando de polícia militar comunitária. Para prestigiar esse momento, entregamos diploma de amigo do CPCOM e inauguramos a galeria dos comandantes que nos antecederam e contribuíram decisivamente com o trabalho da nossa polícia militar. Então o CPCOM trabalha num alicerce, preocupado com as crianças e adolescentes e com o apoio das famílias, da escola e da polícia militar. Prevenindo e tirando crianças de situações de risco. E nós estamos trabalhando para proteger o ser humano e salvar vidas”, ressalta.
No ano de 2022, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) atendeu 4163 crianças e adolescentes. Já o projeto pelotão mirim atendeu 2155 em situação de vulnerabilidade social. A Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) também realizou 7798 atividades preventivas e visitas técnicas, atendimentos junto à rede pública de escolas municipais e estaduais de Teresina, além do resgate da dignidade feminina, mediante a atuação da Patrulha Maria da Penha, onde foram atendidas 278 mulheres.