A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) denuncia mais um caso de vandalismo nos containers de PRR (Pontos de Recolhimento de Resíduos).
Populares atearam fogo no PRR número 54, localizado na avenida Boa Esperança, zona Norte de Teresina. O container, inclusive, foi trocado na semana passada por um novo e estava em perfeitas condições de uso.
A SEMDUH e a CTA (empresa responsável pela limpeza urbana) já estão tomando as medidas necessárias para penalizar os infratores, pois se trata de dano ao patrimônio público, o que é crime.
“Nossos fiscais estão investigando o que houve e o responsável será penalizado por descarte irregular e incineração indevida, além de dano ao patrimônio”, alerta o coordenador de Limpeza da SEMDUH, Fabrício Amaral.
Os gestores ressaltam ainda o mau uso dos PRRs em toda a cidade, especialmente com o despejo de materiais não permitidos.
“Os containers de PRR são exclusivos para o descarte de podas de árvores, materiais de construção e reformas e móveis usados. Isso está bem explicado nas placas colocadas no local. Porém, infelizmente, também encontramos lixo doméstico, animais mortos e outros materiais irregulares. Além disso, apesar da caixa de PRR ser grande o suficiente para a demanda, as pessoas ainda colocam o lixo ao lado, ao invés de colocar dentro. É importante frisar que o descarte irregular de lixo gera multa que pode ir de R$ 400 a mais de R$ 4 mil”, explica o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.