Pondé reflete a busca pela felicidade em palestra ao público do CCT; fotos

O filósofo traçou o caminho para a realização pessoal na palestra “Felicidade: trancos e barrancos”, nesta quarta-feira (20).

Pondé reflete a busca pela felicidade em palestra ao público do CCT; fotos | Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A busca pela felicidade pode ser um caminho solitário, mas para Luiz Felipe Pondé, um dos maiores filósofos do Brasil, esse é um assunto que deve ser debatido e compartilhado. O escritor tratou do tema na sua palestra "Felicidade: trancos e barrancos"  na noite desta quarta-feira (20), para a plateia do teatro do Centro de Convenções de Teresina.

Pondé afirmou, em entrevista ao meionorte.com, que a busca incessante pela felicidade é comum, pois grande parte da vida somos acompanhados da infelicidade. "Você tem problemas como frustrações, mortes, doenças, perdas patrimoniais, então é normal a gente ficar nessa situação. Agora, a gente pode ser feliz, mas não continuamente. Felicidade as vezes é algo que acontece quando você tá ocupado fazendo outra coisa", disse. 

Pondé reflete a busca pela felicidade em palestra ao público do CCT (Foto: Raíssa Morais)

"E o que é que a gente chama de felicidade? Sei lá, um serial killer é feliz quando acaba de matar mais uma vítima. Então felicidade é uma ideia que a priori não é tão óbvia, nem ao longo da história da filosofia foi óbvio definir a felicidade", refletiu o palestrante, que é conhecido por ter uma visão pessimista da realidade.

O doutor em Filosofia ainda afirmou que, de fato, não se deve ser obcecado com a ideia de ser feliz. "Hoje se fala muito de felicidade, se vende felicidade como se fosse fácil, com essa palestra o que o público percebe é que felicidade não é algo fácil. Eu diria para alguém que tá tentando ser muito feliz é 'vá com calma', você vai se tornar muito mais infeliz se ficar obcecado com isso", concluiu.

Leia Mais

Para Diego Lisboa, um dos seguidores que compareceram ao CCT para prestigiar a palestra, temas polêmicos são o forte do filófoso para que incentive o debate. "Um dos grandes nomes que estão na mídia, propagando a filosofia, isso é importante para o debate sobre a política, a sociedade, num mundo onde pouco se discute. Hoje, o Pondé levanta algumas questões que incomoda alguns grupos e eu acho que o debate é isso, discutir sobre o tudo e a todos".

A palestra "Felicidade: trancos e barrancos" faz parte da programação da Maratona do Conhecimento, uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Estado de Cultura (Secult). Pondé esclarece os conceitos para a felicidade e bem estar baseado em sua obra "Felicidade: Modos de usar", em que foi autor juntamente com mais dois famosos pensadores, Leandro Karnal e Mário Sérgio Cortella.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES