População de rua recebe atendimento odontológico

Vinte e dois moradores em situação de rua já realizaram um pré-atendimento com os exames iniciais

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mais de 100 mil pessoas moram nas ruas no Brasil, e para esses moradores tomar um banho e ter um sorriso traz dignidade. Em Teresina, o Consultório na Rua, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), devolveu sorrisos saudáveis para cerca de 22 pessoas em situação de rua na capital. Eles receberam atendimento odontológico, Kits de higiene e um lanche na tarde desta segunda-feira (01) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no centro de Teresina.

Os voluntários que são os professores e alunos do curso de odontologia da UFPI se disponibilizaram a prestar o serviço totalmente gratuito. Vinte e dois moradores em situação de rua já realizaram um pré-atendimento com os exames iniciais e que, agora, culminaram com o tratamento dentário deles.

"Os moradores receberam todo atendimento odontológico porque é uma população vulnerável. Encontramos muitos que brigaram com a família, muitos com problemas mentais e a equipe do Consultório de Rua e os acadêmicos da UFPI têm feito um belíssimo trabalho com esses pacientes, além do tratamento bucal, a UBS irá realizar testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV", relatou a coordenadora da UBS DR- José Ribeiro de Carvalho, Naiana Dias.

Coordenadora da UBS, Naiana Dias | Crédito: José Alves Filho

Naiana Dias conta que muitos moradores de rua são privados de direitos básicos já que,  pela condição,  eles acabam não se alimentando direito. Além disso, muitos recorrem a um banheiro público para tomar banho."Teremos um lanche no começo para alimentar eles", reforçou. Para grande parte dos moradores de Rua, a maior dificuldade está em conseguir produtos de higiene pessoal. E para ajudar estas pessoas, a UBS e a FMS entregaram kits montados pelos voluntários envolvidos na ação.  A  coordenadora da UBS enfatiza que os kits são montados com um pouco de tudo que são recolhidos. Tem escova, creme dental, sabonete.Os voluntários recebem as doações destes produtos e encaminham para a UBS que já fazem esse trabalho junto a pessoas em situação de rua.

Quem leva o atendimento de saúde às ruas são verdadeiros "anjos", o Consultório na Rua é uma estratégia de saúde da família do Sistema único de Saúde que possui uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, psicólogas, enfermeiros, redutora de danos e técnicos de enfermagem. A equipe possui um micro-ônibus com uma estrutura adequada para levar os atendimentos na rua e fazer a buscativa desses pacientes até a UBS do bairro. A UBS Cidade Verde possui seis equipes que prestam atendimento turno da manhã da tarde. Ao todo são atendidos seis bairros: Pirajá, Matinha, Centro (Norte e Sul), Vila Operária e Mafuá. Entre os serviços destinados à população estão consultas médicas,  de enfermagem, sala de vacinas, farmácia e possui três consultórios odontológicos.

Ideias como essa dão tão certo e proporcionam momentos especiais que hoje dois moradores de rua conseguiram um trabalho."Dois desses moradores acabaram que conseguindo uma casa para morar e um trabalho e aí para se apresentar melhor no emprego incluímos eles já nessa semana", comemorou a coordenadora.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES