Uma grande aglomeração de pessoas foi registrada em pontos de vacinação contra a Covid-19 na cidade de Picos, nesta quarta-feira (23). Diversos moradores da região passaram o período da madrugada em filas quilométricas para poder garantir a dose. Agentes da Polícia Militar do município foram acionados para dar apoio no local.
Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver diversas pessoas aglomeradas no Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, no bairro Canto da Várzea e na Unidade Escolar Mario Martins, no bairro Junco. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos lamentou o ocorrido e reiterou que as pessoas estavam esperando uma senha que só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização municipal.
“Reiteramos que a quantidade de doses está sendo determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária, também determinada pelo MS e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás”, diz trecho da nota.
A Secretaria municipal informou ainda que segue estudando uma forma de contornar a situação. “Enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, nos depararemos com filas. Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população Picoense, por isso somos uma das poucas cidades do Piauí e do Brasil que aderiram ao consórcio de vacinas, para estarmos prontos para adquirir o imunizante para todos os picoenses assim que for liberado para compra”, aponta ainda o comunicado.
Veja a nota na íntegra: