O que era previsão se confirmou neste fim de semana. Na madrugada de sábado (9), com o carregamento de milho do navio Super Luna, o Porto do Itaqui ultrapassou o total de cargas movimentadas em 2018 e chegou, na manhã desta segunda-feira (11), aos 22,5 milhões de toneladas.
O resultado recorde se deve principalmente às operações de combustíveis, milho e fertilizantes, além dos investimentos da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), operadores e terminais em produtividade.
A movimentação de combustíveis para entreposto está 76% acima do acumulado de janeiro a novembro de 2018. Já o escoamento do milho cresceu 37% e o aumento nas cargas de fertilizantes é de 12% em comparação aos 11 meses do ano passado.
“Esses números refletem a confiança dos arrendatários e operadores em nosso corredor, disciplina e eficiência operacional, através da cultura que implementamos desde 2015, e investimentos, concluídos e em andamento, públicos e privados”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.