Postos de combustíveis localizados em Timon, no Maranhão, estão sendo fiscalizados pelo Procon do município para coibir a prática de preços abusivos. Até a quarta-feira (27), foram fiscalizados oito postos na operação, que ocorre ao longo desta semana.
De acordo com o coordenador-geral do Procon de Timon, Alexandre Luz, a operação é focada nos valores cobrados nas bombas de abastecimento para evitar que preços abusivos sejam cobrados aos consumidores finais.
“O último aumento foi anunciado pelo Governo Federal na terça-feira, dia 26. Os postos não podem acrescentar diretamente nas bombas o percentual de reajuste que incide primeiramente nas refinarias. A gasolina que está sendo comercializada estava em estoque e foi comprada pelo preço anterior. Nós solicitamos as notas fiscais respeitando o prazo de cinco dias, conforme a legislação, para acompanhar cada caso e sendo comprovadas irregularidades aplicaremos as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, explicou.
Saiba como denunciar
As pessoas que se sentirem prejudicadas podem acionar o Viva Procon municipal, pelo telefone 3212-1013, pelo site, aplicativo do Procon estadual, ou ainda podem se dirigir a sede do órgão no Shopping Cocais de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30.
É recomendado que os consumidores sempre solicitem a nota fiscal do abastecimento que serve como comprovação de possíveis irregularidades.