Ontem (21) seria o último dia para imunizar os maiores de seis meses e menores de cinco anos contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Mas por conta da manifestação ocorrida em Teresina na quinta-feira, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, informou que algumas unidades de saúde estarão oferecendo a dose da vacina neste sábado (22).
De acordo com o presidente da Fundação, os dados da campanha serão computados ao final do dia de hoje. Só depois disso, a FMS vai, junto com o Ministério da Saúde, ver a possibilidade de prorrogar a campanha.
?Hoje será um dia excepcional. Das 8 às 17h, os hospitais do Parque Piauí, Promorar, Buenos Aires, Satélite, as unidades do Cristo Rei e Lourival Parente, e ainda a Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA)? estarão imunizando as crianças?.
Até o final de quarta-feira (19) foram vacinadas 36.371 crianças, o que corresponde a aproximadamente 65% da meta. Porém, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de que seja alcançado um mínimo de 95% de 57.140 crianças.
?Nossa intenção é chegar a 95% do total de crianças que devem receber a vacina, de acordo com a meta estabelecida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Mesmo estando há 24 anos sem casos, é importante a prevenção para evitar a reintrodução do vírus?, acrescenta Luiz Lobão.
O Brasil está em alerta contra a poliomielite. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, só em 2013 foram registrados 55 casos da doença em todo o mundo, número que cresce em ritmo acelerado.
A doença está erradicada no país há 24 anos, mas com os grandes eventos como Copa das Confederações e a Jornada da Juventude, o vírus pode ser trazido pelos visitantes vindos de países que ainda registram casos da doença.
Para alcançar esta meta, a Prefeitura disponibilizou 121 postos por toda a cidade. É importante lembrar que, no ato da vacina, os pais não podem se esquecer de levar o cartão da criança.