O Piauí é referência nacional em genética quando o assunto é pecuária e o cenário é animador para os criadores do estado. Na semana que antecede a maior feira Norte e Nordeste de agropecuária, a Expoapi, o valor do boi gordo atingiu o maior preço da história, chegando a R$ 230,00 por arroba. O valor é justificado por fatores como a demanda chinesa, pouca oferta de animais, entre outros.
Na Expoapi, 5.500 animais estarão em exposição, o que vai gerar um volume de negócios superior a R$ 20 milhões. “ Com o preço da arroba do boi valorizado, o volume de negócios na Expoapi vai crescer. O Piauí é referência em pecuária e o melhor do que é produzido aqui será levado para outros estados”, destaca o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira.
De acordo com uma pesquisa da Scot Consultoria, especializada em mercado agropecuário, a tendência é de manutenção do forte ritmo de compras de carne bovina pela China em 2020, por isso, o cenário é animador para os criadores de todo o Brasil e 16 estados já confirmaram presença na Expoapi.
O evento acontece entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde e vai contar com 5 leilões, 2 shoppings de animais, vaquejadas, cavalgadas, cursos, prêmios e prova de hipismo. A previsão é de que 300 mil pessoas participem nos 10 dias de evento .
A Expoapi é realizada com o apoio da APCZ e patrocínio do Governo do Estado, através da Coordenadoria de Comunicação. Também apoiam o evento instituições como o Senar , Sebrae , Fecomércio, Codevasf, Embrapa, Uespi e Ufpi.