O prefeito da cidade de Madeiro, José de Ribamar Araújo Filho (PP), conhecido como Zé Filho, foi sepultado na noite desta segunda-feira (29), sob grande emoção e aplausos no cemitério municipal da cidade, localizada a 181 km de Teresina. O velório ocorreu durante toda a tarde na residência do prefeito, que contou com a presença de diversos correligionários políticos.
Entre familiares, admiradores e moradores da cidade, centenas de pessoas acompanharam o cortejo pelas ruas do município até o cemitério, prestando suas últimas homenagens. A Polícia Militar do município acompanhou e deu apoio durante todo o trajeto. O sepultamento estava previsto para iniciar às 18 horas, mas a família decidiu aguardar a chegada de outros familiares de Zé Filho que estavam se dirigindo para o município.
- Políticos do Piauí lamentam assassinato do prefeito Zé Filho, de Madeiro
- Relembre os políticos do Piauí que morreram durante o mandato
O prefeito foi assassinado no fim da tarde deste domingo (28), quando estava em um campo de futebol no município. A assessoria de comunicação do prefeito informou que Zé Filho chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, no município de Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Já sofria ameaças de morte
O tio e assessor do prefeito José de Ribamar Araújo Filho (PP), conhecido como Zé Filho, que foi morto a tiros na tarde de domingo (28), Francisco Liarte, mais conhecido como Chiquinho Liarte, compareceu na manhã desta segunda-feira (29), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para acompanhar as investigações do assassinato e concedeu entrevista para Rede Meio Norte.
De acordo com o ex-vereador de Madeiro, o principal suspeito de ter cometido o crime é afilhado da vítima, um jovem identificado como Felipe Anderson, de 25 anos, que já teria, inclusive, ameaçado o prefeito de morte, devido a questões ligadas à política. O rapaz fugiu após o crime e ainda não foi localizado.
“Existia sim ameaça anteriores por parte do Felipe nesse sentido, mas a gente nunca imaginava que chegasse a esse ponto que chegou. Nem o próprio Zé Filho acreditava que isso fosse acontecer. Um dos motivos foi o rompimento político, não estou aqui para julgar e nem acusar ninguém, estou dizendo que foi isso que aconteceu. A nossa intenção é que o assassino seja pego o mais rápido possível e que vá pagar na Justiça o crime que ele cometeu”, declarou.
O pai do suspeito, que era primo de Zé Filho e morreu em 2020 vítima de Covid, fazia parte da gestão anterior à frente da prefeitura e teria sido retirado da administração assim que o atual gestor assumiu. “A informação que eu sei é que o assassino já estava no campo e na saída do jogo, quando o Zé Filho chegou na porta do carro já se depara com o Felipe atirando nele, então não foi um crime passional, foi premeditado”, declarou Chiquinho Liarte.
A Polícia Militar realiza buscas com o objetivo de localizar o autor do crime. José de Ribamar Araújo Filho, tinha 43 anos, nasceu em 1º de outubro de 1978. Ele era motorista, quando foi eleito para vereador em 2014. Em 2020 foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito após conseguir 62,10% dos votos. O vice é Pedro Filho, do PP, que tem 36 anos.