Um dia após a morte do empresário da Indústria de Laticínios Delta, com sede em Parnaíba, Oderman Bittencourt,4ª vítima da COVID-19 no Piauí, a Prefeitura do município afixou cartazes atribuindo ao governo do estado, a responsabilidade pelo fechamento de pontos de assistência social, como o Restaurante Popular (foto).
Decisão da juíza Anna Victoria Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias, da 4ª Vara Cível de Parnaíba, determinou a suspensão de decreto do prefeito Mão Santa (DEM), que havia determinado a reabertura do comércio e o retorno das demais atividades.
Em ação civil pública, a magistrada pede que seja arbitrada uma multa diária, de R$ 25 mil, caso haja descumprimento da decisão. Decreto baixado pelo governador Wellington Dias (PT), reafirma o estado de calamidade pública e dispõe sobre o funcionamento de órgãos públicos, mantendo em funcionamento as atividades essenciais, como empresas e instituições do setor de alimentação, cabendo a essas entidades, o cumprimento de regras de distanciamento, além de outras precauções.
Atividades que podem gerar aglomeração de pessoas devem buscar alternativas de atendimento à população, caso do Restaurante Popular.