A Prefeitura de Pedro II realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a empresa Educar Soluções, na quarta-feira (08), um encontro formativo para professores do Ensino Fundamental, voltado aos que lecionam para as turmas de 5° e 9° ano.
A capacitação, que encerra nesta sexta-feira (10), objetiva dialogar sobre a matriz de referência, como Língua Portuguesa e Matemática, da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A abertura do evento foi na Escola Municipal Monsenhor Lotário Webber. Estiveram presentes dentre outras autoridades, a prefeita interina, Betinha Brandão, que pediu dedicação dos professores durante a capacitação e se colocou à disposição da classe.
Formação
“Peço que vocês explorem bastante essa equipe, aproveitem bem a formação, e enquanto estivermos à frente da Prefeitura, o que precisarem para o engrandecimento profissional de vocês e o bem-estar dos nossos alunos e alunas, estaremos à disposição", garantiu a prefeita.
Já a secretária municipal de Educação, professora Amélia Santos, ressaltou a importância do curso e o compromisso da Semed com a formação profissional dos educandos.
"Incentivar e investir em capacitação profissional sempre foi uma das diretrizes da Semed. E essa capacitação com foco no Saeb é muito importante, pois auxilia na preparação dos estudantes para a avaliação", ressalta a secretária.
Preparação
A professora Cleide Amaral, do corpo técnico da Educar Soluções, falou da relevância desta formação com os professores que estão em sala de aula e como eles serão auxiliados no processo de preparação dos estudantes para as avaliações.
“A troca de experiências é o forte desta formação. Além disso, é necessário que os professores estejam por dentro das alterações das provas neste ano. A partir desta formação, os professores irão aprimorar as suas práticas pedagógicas para que os estudantes alcancem as expectativas de aprendizagem esperadas”. Frisou Cleide.
A prova do Saeb tem como principal objetivo avaliar a educação básica do país e contribuir para a sua melhoria. O exame serve de subsídio para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).