Prefeitura de Timon renova programa Saúde na Escola

As escolas contempladas executam atividades educativas direcionadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças, por meio da articulação entre equipe escolar e da saúde.

reprodução | reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os secretários municipais de Saúde, Márcio Sá, e de Educação, Samuel Rodrigues de Timon, assinaram, nesta quarta-feira (15), o termo de renovação do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem o objetivo promover ações preventivas em saúde para as crianças e adolescentes da educação básica.

O PSE é uma iniciativa já adotada pelo município, executada por meio da união de esforços das duas secretarias. Na prática, as escolas contempladas executam atividades educativas direcionadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças, por meio da articulação entre equipe escolar e da saúde.

Secretários municipais de Saúde, Márcio Sá, e de Educação, Samuel Rodrigues (Foto: Assessoria)

Na oportunidade, além da renovação, os secretários ampliaram a cobertura do programa para 81 escolas, incluindo todas as creches do município e um colégio estadual. O número de unidades educacionais contempladas saltou de 69 para 81, sendo 13 destas localizadas na zona Rural.

O PSE estipula treze ações a serem adotadas nas escolas. Entre elas: verificação da situação vacinal, saúde bucal, saúde ambiental, promoção da atividade física, alimentação saudável e prevenção à obesidade, à violência e dos acidentes, de doenças negligenciadas, dentre outras.

“É determinação da prefeita Dinair Veloso trabalharmos sempre as parcerias, esse vínculo da saúde nas escolas. Muitas vezes as mães e os pais não têm tempo de levar os filhos aos postos de saúde, e a saúde dentro da escola vai facilitar com toda certeza essas ações”,destaca o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

O secretário municipal de Educação, Samuel Rodrigues, ressalta que o PSE também impacta na melhoria da presença dos estudantes nas escolas.

“Esse programa tem uma importância muito grande, porque umas das maiores dificuldades que temos nas escolas ainda é a infrequência dos alunos. E quando a gente faz a prevenção da saúde, nós temos esses estudantes frequentando as escolas”,diz Samuel Rodrigues.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES