O Parque Brasil, na zona Norte de Teresina, está recebendo investimentos significativos da Prefeitura, que trabalha para requalificar o Residencial. Além da construção de 1.022 casas, a comunidade terá algumas ruas requalificadas e vai ganhar um novo espaço de lazer, que faz parte da solução para problemas de drenagem na região.
O Residencial está contemplado no Programa Minha Casa, Minha Vida, que está aplicando cerca de R$ 1,2 milhão na construção das casas que serão destinadas às famílias reassentadas em decorrência da execução do programa Lagoas do Norte. A previsão de entrega é para o final deste ano. As novas residências serão construídas com características diferentes dos moldes padrões do Programa Minha Casa, Minha Vida. As obras iniciaram em setembro do ano passado e terão área de 50 m², com sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Já os apartamentos contêm três pavimentos.
“O projeto do novo Residencial tem características únicas que priorizam a ocupação do espaço urbano, a mobilidade, acessibilidade, acesso aos serviços públicos e drenagem urbana, garantindo mais qualidade de vida para a população”, ressalta o superintendente da SDU Centro/Norte, Weldon Bandeira.
Ele ressalta que outro investimento importante no Parque Brasil está sendo possível por meio do PAC Requalificação de Vias, com a pavimentação de suas ruas e a resolução do problema de drenagem em algumas delas. “Serão investidos cerca de R$ 3 milhões na pavimentação e drenagem de algumas vias como Francisca Maria de Jesus, Dinolândia e Sete Cidades”.
O projeto inclui ainda a criação de uma lagoa artificial que servirá para acumular a água das chuvas no local. A área será totalmente urbanizada, a exemplo do que foi feito no Parque Lagoas do Norte e Parque do Mocambinho. “O espaço terá pista de corrida, pracinha, iluminação e campinho de futebol”, detalha Weldon.