A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, iniciou, na última segunda-feira (23), a instalação de novos bancos e o plantio de mudas na região Central da cidade.
Segundo o superintendente Roncalli Filho, foram mais de 30 mudas distribuídas e mais de 30 bancos instalados no entorno da sede do Palácio da Cidade. A ação consagra a etapa final das obras de revitalização e acessibilidade do Centro na região.
Roncalli Filho ainda acrescentou que a previsão é entregar as obras na rua Riachuelo até a avenida Maranhão, até o dia 30 deste mês. Já a conclusão da obra completa, que vai até as vias próximas à Praça do Fripisa, será alcançada em meados do mês de janeiro de 2023.
A SAAD Centro realiza as intervenções nas vias em etapas por quarteirões. Cada quadrante é interditado por 15 dias e, então, liberado para que o próximo seja iniciado. A logística atendeu a um pedido do Sindicato de Lojistas (Sindilojas-PI) para que as obras não afetem o desenvolvimento do comércio local.
Segundo o superintendente, o objetivo da obra é trazer mais conforto e segurança para a população.
“São espaços desenhados para dar segurança e conforto, distribuindo o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos, tanto pedestres quanto veículos”, afirmou o superintendente.
RUAS COMPLETAS
O projeto que está sendo realizado prevê a implantação das primeiras “ruas completas” na cidade. As ruas completas são espaços desenhados para dar segurança e conforto, distribuindo o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos, tanto pedestres quanto veículos.
A vias trazem uma estética personalizada, além de bancos, lixeiras, uma nova iluminação, calçadas largas, canteiros, passagens específicas para cadeirantes com rampas.
O projeto, inclusive, prevê a implementação de pelo menos 100 vagas de estacionamento na região com cinco metros de comprimento e 2,5 metros de largura.