Nas últimas 11 horas, o nível do lago Guaíba aumentou em 23 centímetros, levando a prefeitura de Guaíba, cidade na Região Metropolitana de Porto Alegre, a emitir um alerta de risco de inundação em áreas vulneráveis. A região tem enfrentado condições climáticas instáveis desde o final de semana.
"A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão", disse o Executivo Municipal em nota.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na medição mais recente realizada às 5h15, o nível do lago Guaíba estava registrado em 3,41 metros, um aumento desde as 18h15, quando marcava 3,18 metros.
A prefeitura de Guaíba atribui principalmente esse aumento à ação de ventos provenientes das direções Sul e Sudeste, que represam a água do lago. Este fenômeno é esperado continuar pelo menos até terça-feira (25). Em situações de emergência, as autoridades recomendam que a população entre em contato pelos telefones 190, 193 ou 199.
PREVISÃO DO TEMPO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" devido ao significativo declínio da temperatura em parte do Rio Grande do Sul, atingindo a região metropolitana de Porto Alegre, nesta segunda-feira (24). Conforme o órgão, a previsão é de que a temperatura diminua em mais de 5°C entre o final da tarde de domingo e as 8h de terça-feira (25).