Presidente Joe Biden confirma presença em cúpula do G20 no Brasil

Joe Biden vai participar da Cúpula dos Líderes do G20 que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Presidente Joe Biden | RS Via Fotos Públicas
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou que estará presente na Cúpula dos Líderes do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro de 2024. A Casa Branca divulgou a informação nesta quinta-feira (7), informando que Biden também participará da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru, neste mesmo mês.

Questões globais

Em comunicado oficial, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, afirmou que o presidente norte-americano “planeja comparecer a ambas as cúpulas”, ressaltando a importância de sua presença em eventos internacionais marcantes no final de seu mandato. Biden, que deixará a Presidência em janeiro, tem participado ativamente das questões globais em seus últimos meses no cargo, preparando o terreno para seu sucessor.

Conversa com Lula

Biden conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os preparativos para a cúpula, destacando o progresso feito pelo Brasil na liderança do G20. Segundo nota da Casa Branca, Biden elogiou Lula pela condução do grupo e pelo avanço em áreas como direitos dos trabalhadores e combate à fome e à pobreza. Além disso, desejou a Lula uma boa recuperação de sua recente lesão na cabeça.

Na Amazônia

Existe ainda a possibilidade de Biden visitar a Amazônia, com uma parada em Manaus ou Belém para um encontro com Lula, embora a visita ainda não esteja confirmada. Esta possível viagem teria como objetivo demonstrar apoio às iniciativas ambientais e fortalecer o compromisso dos Estados Unidos com a preservação da floresta amazônica.

O que é G20?

O G20 reúne ministros da Economia e presidentes de bancos centrais de 19 países e da União Europeia, representando cerca de 80% da economia global. Criado em 1999 após crises econômicas, o grupo tem a missão de discutir temas de impacto mundial, e, nesta edição de 2024, Lula deve focar na crise climática e na proposta de um imposto sobre grandes fortunas como medida para combater a pobreza.

Membros

África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Africana e União Europeia integram o G20.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES