A véspera de Natal será marcada por chuva em grande parte do Brasil, especialmente na faixa central e na costa do Sudeste. Embora a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) comece a perder força na terça-feira (24/12), ainda trará instabilidade a diversos estados.
Formada pelo encontro de ventos úmidos da Amazônia com os do Atlântico, a ZCAS age como um “corredor de nuvens carregadas”, estendendo-se da região amazônica ao Sudeste do país.
CHUVA INTENSA
A chuva será intensa nas divisas de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, além do sul do Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, segundo a Climatempo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de “perigo para chuvas intensas” para 24 de dezembro, abrangendo Minas Gerais, Espírito Santo, sul da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
PREVISÃO PODE SER PRORROGADA
A previsão, válida até as 10h desta terça-feira, com possibilidade de prorrogação, indica chuvas de 30 a 60 mm em uma hora ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h. Há risco de interrupção no fornecimento de energia, quedas de galhos, alagamentos e raios.
Em outras áreas, como a capital e o litoral de São Paulo, centro e norte de Mato Grosso do Sul, litoral de Santa Catarina e leste do Paraná, também haverá chuva, mas de menor intensidade ao longo do dia. A máxima em São Paulo será de 26ºC, com pancadas isoladas.
A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul trará pancadas de chuva a Porto Alegre e ao centro-norte do Estado, mas com calor de até 31ºC.
No Nordeste, a véspera de Natal será majoritariamente ensolarada, com sol predominando em Salvador, Natal, Recife e Maceió. Já no sul da Bahia, pode chover em áreas próximas a Minas Gerais e Goiás.