A Polícia Rodoviária Federal fez apreensão de madeira transportada ilegalmente no Piauí. As ocorrências aconteceram nesta segunda (5) e terça (6) em Picos e Tereisna. Os veículos vinham desviando de fiscalização ambiental e fazendária, tendo entrado no PI sem passar por posto da Sefaz-PI.
Nesta terça-feira (6), na BR-316, km 299, no município de Picos, os policiais abordaram dois caminhões vindos do Pará com destinos a João Pessoa (PB) e Delmiro Gouveia (AL), carregados com 38m³ e 35m³ de madeira respectivamente. Um dos condutores apresentou uma Nota Fiscal falsa e um Guia Florestal do estado do Pará também falsa e o outro condutor apresentou uma Nota Fiscal válida e uma guia florestal do estado do Pará também falsa.
O caminhão de placas JPX-8612 e semirreboque LPP-7612 era conduzido por G.N.M. (25). O condutor apresentou nota fiscal e guia florestal com 38m3 de madeira diversas e, após consultas, resultaram em documentos inválidos e não encontrados.
No outro caminhão de placas CUE-0878 e semirreboque GBP-9850, conduzido por T.S.M., os policiais solicitaram documentação da carga transportada e o condutor apresentou nota fiscal e guia florestal com 35m³ de madeira diversas e, após consultas, resultaram também em documentos inválidos e não encontrados.
Os condutores dos veículos foi encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Picos para os devidos procedimos e o veiculo ficou estacionado no pátio da PRF para ser encaminhado ao IBAMA.
Apreensão em Teresina
Em Teresina, na BR-316, os agentes abordaram, nesta segunda-feira (5) o veículo Ford/Cargo 2429 de placas OVX-9739 que estava sendo conduzido por A.L.S, 46 anos,
Após abordagem do referido veículo, este fora encaminhado a Sefaz-PI, para pesagem onde verificou-se existir 34m³ de madeira que não conferem com a nota fiscal nem com o Documento de Origem Florestal – DOF apresentados.
Em Teresina, o veículo fora notificado e retido para fiscalização do IBAMA e realização dos devidos procedimentos legais.