A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a escolta de pás eólicas que vinham do estado do Ceará com destino à Bahia. Nesta semana as pás passaram pela cidade de Picos. Durante todo o ano a PRF está presente auxiliando neste tipo de transporte, no ano de 2021 já são totalizadas 552 escoltas. No Piauí o deslocamento acontece na divisa do PI/CE na BR 020 e acessa a BR 316 até a divisa com o estado de Pernambuco.
O conjunto de pás eólicas faz parte da tríade dos componentes básicos que formam o aerogerador. Conectadas à nacele e sustentadas pela torre de concreto, as pás eólicas possuem perfil aerodinâmico e pesam cerca de 17,5 toneladas cada e chegam a ter 74,0 metros de comprimento, equivalente a um edifício de 23 andares.
Devido à dimensão e peso especiais desses equipamentos, seu transporte se torna um desafio logístico e rodoviário, que requer planejamento e infraestrutura que correspondam com a legislação de órgãos responsáveis pelas vias nas quais as cargas transitam.
Antes da execução dos transportes, é feita uma análise detalhada das rotas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e é elaborado um plano para reduzir riscos para garantir a segurança dos profissionais e dos usuários das vias. As pás são transportadas em velocidade reduzida e tanto os profissionais de escolta quanto os policiais acompanham a viagem para garantir a segurança até o destino.
A PRF orienta os motoristas sobre os cuidados que devem ser adotados ao se depararem com os veículos que realizam transporte de dimensões excedentes
Confira as dicas:
Reduza a velocidade ao se deparar com um veículo de escolta;
Mantenha uma distância segura dos outros veículos;
Redobre a atenção ao volante;
Respeite as orientações dos policiais e profissionais de escolta;
Aguarde a orientação e o momento mais seguro para ultrapassar;
Só ultrapasse quando não oferecer risco ao trânsito.