A programação das celebrações de Semana Santa em Oeiras, que reúne milhares de fiéis, pela segunda vez, está cancelada. De acordo com a Arquidiocese de Oeiras, a tradição de mais de 200 anos, será interrompida assim como ocorreu em 2020, devido a pandemia.
A maior manifestação religiosa do Piauí que reúne mais de 40 mil pessoas, a Procissão do Fogaréu, ocorreria nesta quinta-feira (1). A Procissão da Fugida, Procissão do Bom Jesus dos Passos, Procissão dos Ramos, Descimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto e Procissão do Cristo Ressuscitado, também foram canceladas.
“A Semana Santa sofreu uma grande alteração e teve que se adaptar aos protocolos eclesiásticos e sanitários exigidos para a pandemia da Covid-19. Com as procissões canceladas, a alternativa foi manter uma programação necessária com a quantidade mínima de pessoas nas igrejas e por outro lado focar nas transmissões por meio de redes sociais, como o Youtube, Instagram e Facebook para acompanhar as celebrações de casa”, relatou o pároco da Paróquia Nossa Sra. da Vitória, em Oeiras, Possidônio Barbosa, em entrevista ao meionorte.com.
Neste ano, a diocese completaria 76 anos na cidade que ostenta o título de Capital da Fé. “Todas as romarias e eventos foram cancelados. Não podemos fazer uma programação colocando em risco a saúde das pessoas. São mais de 40 mil pessoas fora os turistas que viriam nesta semana Santa em Oeiras. É preciso uma celebração, de certa forma moderada, barrando a transmissão do vírus", disse o padre Possidônio Barbosa, lamentando.
Conforme o religioso, os rituais deverão ser acompanhados virtualmente. A Igreja Católica está seguindo as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde. Será permitida apenas 30% da capacidade de público nas celebrações. As pessoas com mais de 60 anos ou do grupo de risco estão dispensadas da presença física na igreja.
Igreja se reinventou e encorajou fiéis
Em tempos difíceis de confinamento Possidônio Barbosa explana que a Igreja está sendo fundamental para encorajar os fiéis. “Tivemos que nos reinventar para nos adequar ao atual contexto e manter alimentada a fé nas pessoas enfrentando o medo, a ansiedade e muitas crises. As pessoas vão encontrar seu sustento na fé, nesse momento pelo contexto de Semana Santa, e por outro lado, pelo período marcado de tantas mortes”, orientou.
O padre deixa uma mensagem de esperança em meios a tempos tão difíceis. “É a fé que vai dar esperança, dar autoestima e coragem nesse momento de pandemia”, concluiu.
Programação das missas
Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e por rádios da cidade de Oeiras.
(1/4) - Quinta-feira Santa
17h – Missa Solene da Ceia do Senhor na Catedral e Transladação do Santíssimo Sacramento para Adoração até às 20h;
20h – Celebração do Fogaréu na Catedral.
(2/4) - Sexta-Feira Santa
9h – Invocação das Mil Misericórdias;
15h– Exposição do Senhor Morto no Patamar da Catedral;
17h – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, Comunhão e Canto da Verônica.
(3/4) -Sábado Santo
19h – Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, anúncio da Páscoa e renovação das promessas do batismo na Catedral.
(4/4) - Domingo de Páscoa
9h – Missa Solene da Ressurreição do Senhor na Catedral;
17h – Missa da Ressurreição do Senhor no Canela;
19h – Missa da Ressurreição do Senhor na Catedral;
19h – Missa da Ressurreição do Senhor na Várzea.