O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com o Procon Municipal de Teresina divulgou uma tabela com preços de itens da cesta básica nas maiores redes de supermercados da capital. A medida faz parte de processo administrativo para acompanhar as variações de preços dos produtos, mantendo o consumidor informado.
A tabela quer evitar que pesquisas presenciais dos consumidores e prevenir práticas de preços abusivos. “O Procon continuará acompanhando os preços e aplicará multas a estabelecimentos que cometerem abusos, de forma que ninguém fique prejudicado”, pontua o coordenador do Procon MPPI, promotor Nivaldo Ribeiro
As pesquisas de preço terão caráter cíclico, sendo publicadas periodicamente. O consumidor também pode acompanhar a variação de preços do varejo através do aplicativo Menor Preço Brasil, desenvolvido pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul e abrange diversos Estados da Federação, sendo adotado oficialmente pela Secretaria de Fazenda do Piauí.