Procon pede que Gol suspenda voos com Boeing 737

No Brasil, apenas a Gol possui aviões deste modelo e opera com sete deles em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe, diz o Procon.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Fundação Procon-SP informou que irá notificar ainda hoje a companhia aérea Gol para que suspenda imediatamente a operação de todas as aeronaves da Boeing modelo 737 MAX 8, "em razão da ocorrência de acidentes de perfil semelhante em curto espaço de tempo" envolvendo esse modelo. 

Ontem, a queda de uma aeronave fabricada pela Boeing deixou 157 mortos na Etiópia. Em cinco meses, esse é o segundo acidente envolvendo o modelo 737 MAX 8. No fim de outubro de 2018, 189 pessoas morreram em um voo da indonésia Lion Air.

"O objetivo da ação é prevenir que ocorram futuros acidentes colocando em risco a vida dos usuários do transporte aéreo", diz trecho da nota do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.

No Brasil, apenas a Gol possui aviões deste modelo e opera com sete deles em rotas para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe, diz o Procon.

Na manhã desta segunda-feira., a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que avalia se adotará medidas sobre o uso do avião modelo Boeing 737 MAX 8 no Brasil.

Hoje, os governos da China e da Indonésia suspenderam os voos com esse tipo de avião, depois do acidente como o avião da Ethiopian Airlines ontem, que provocou a morte de 157 pessoas.

Em nota, a Anac informou que tem acompanhado as notícias do acidente e que mantém contato com a fabricante da aeronave (Boeing), com a autoridade que originalmente a certificou (a própria Anac), bem como com o operador brasileiro do modelo (Gol).

"Medidas que visem corrigir ou aprimorar componentes e procedimentos podem ser tomadas. Em casos extremos, dada a reconhecida probabilidade de repetição, bem como a gravidade dos dados disponíveis, a Anac, baseada em uma avaliação de risco, pode emitir diretrizes de aeronavegabilidade com limitações à operação da frota da aeronave", informou em com

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES