A Agespisa informou por meio de um boletim que o sistema de captação de água bruta voltou a funcionar em sua capacidade máxima desde às 15h, deste domingo (11). A produção teve que ser paralisada nas primeiras horas da manhã de hoje, por conta de danos no sistema elétrico da estação.
A regularização do fornecimento de água da capital será feita de forma gradual, à medida que os reservatórios sejam reabastecidos. As equipes de manutenção trabalharam ao longo de todo dia em ritmo acelerado para que o serviço de correção fosse concluído o mais rápido possível.
A Estação de Tratamento de Água (ETA), no Distrito Industrial, na zona sul de Teresina sofreu uma pane elétrica no domingo e a consequência foi a falta de água em toda a Teresina por tempo indeterminado, deixando mais de 500 mil pessoas e 50 bairros sem água em suas residências, em todas as zonas da cidade.
Os funcionários da Agespisa foram para a ETA fazer levantamento da dimensão dos danos da pane elétrica e recuperação do transformador de energia. A Agespisa emitiu uma nota no domingo, explicando a pane elétrica.
Por coincidência, antes das eleições municipais de 2012, a ETA sofreu uma série de panes elétricas e queima de seus transformadores faltando água em Teresina por vários dias, causando prejuízos à candidatura do então prefeito Elmano Ferrer do PTB que disputava a eleição contra o atual prefeito Firmino Filho (PSDB).
A falta de água provocou uma imensa fila de moradores da Vila Afonso Gil Castelo Branco em torno de uma horta comunitária, que tem água puxa de poço tubular.