Morreu na madrugada deste sábado (04), Benedito Carlos de Araújo Junior, professor do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aos 55 anos. O docente se encontrava internado desde a última quarta-feira para o tratamento de um problema hepático no Hospital Unimed Primavera. Na madrugada, ele sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Em nota enviada ao Meionorte.com, a família ressaltou ainda que equipe médica realizou os procedimentos de reanimação, mas Benedito Carlos acabou falecendo. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Seu enterro foi realizado no Cemitério Santa Cruz, no bairro Promorar, na zona Sul da capital.
Como professor, Benedito contribuiu diretamente com a formação de muitos profissionais, cidadãos e com a realização de pesquisas científicas que marcam a sociedade piauiense. Em seu doutorado realizou tese que abordava o suicídio como questão social, favorecendo diretamente na compreensão desse fenômeno sociológico em contexto local.
Em nota, a UFPI lamentou o falecimento de Benedito Carlos, que foi um dos cofundadores do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência (Ifaradá). Em seus estudos, trabalhava os temas: violência, segurança pública, suicídio, mídia e poder. Atuava como docente na Instituição desde 1993.
“A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí manifesta pesar e comunica o falecimento, neste sábado (4), do docente Benedito Carlos de Araújo Júnior, professor do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus de Teresina. Professor Benedito era doutor em Ciências Sociais, mestre em Educação e graduado em Ciências Sociais pela UFPI. Foi um dos cofundadores do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência (Ifaradá). Em seus estudos, trabalhava os temas: violência, segurança pública, suicídio, mídia e poder. Atuava como docente na Instituição desde 1993. Em momento de tamanha tristeza, a Universidade expressa sinceras condolências a familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos do professor”, diz a nota.
O Secretário de Planejamento do Governo do Piauí, Washington Bonfim, também lamentou a morte do professor. “O Departamento Sociais da UFPI perde com a morte do professor Benedito Carlos. Deixo aqui minhas condolências à familiares, amigos e alunos”, disse.