Com o intuito de alertar os alunos sobre as consequências da grávidez precoce, a professora de uma escola pública da zona norte de Teresina, Lessandra Ribeiro, criou um projeto inusitado nas turmas em que ministra aulas.
A professora dividiu os alunos em casais e os colocou para cuidar de pintinhos durante dois meses. No experimento, os adolescentes precisam acompanhar o crescimento e a saúde do animal, simulando as responsabilidades de ser pai ou mãe nesta fase da vida.
O projeto surgiu após Lessandra Ribeiro perceber que a cada ano letivo cerca de 10 a 15 estudantes da escola, com idades entre 15 e 17, engravidavam.
"Nós estamos ensinando, atráves da criação dos pintinhos, que eles não têm capacidade física e psicológica para serem pais na adolescência e essa experiência tem mostrado que eles ficam nervosos e irritados", explicou a professora.
A ideia parece ter surtido efeitos e, entre os alunos, já existe uma preocupação com o assunto. "Filhos agora não, só quando eu estiver com o futuro definido", afirmou um dos estudantes que participam do projeto.
O experimento ganhou repercussão na imprensa brasileira, tanto que a professora foi convidada para participar da edição da próxima segunda-feira (01) do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.